[TRADUÇÃO] “Esquizofrenias reunidas” – Carambaia

[TRADUÇÃO] “Esquizofrenias reunidas” – Carambaia

[TRADUÇÃO] “Mar aberto” – Morro Branco

[TRADUÇÃO] “Mar aberto” – Morro Branco

[TRADUÇÃO] “Quase só coisas mortas” – HarperCollins

[TRADUÇÃO] “Quase só coisas mortas” – HarperCollins

[TRADUÇÃO] “Sr. Loverman” – Companhia das Letras

[TRADUÇÃO] “Sr. Loverman” – Companhia das Letras

[TRADUÇÃO] “As mulheres da Brewster Place” – Carambaia

[TRADUÇÃO] “As mulheres da Brewster Place” – Carambaia

[ENTREVISTA] Metrópolis

[ENTREVISTA] Metrópolis

[CRÍTICA] “A invasão do povo do espírito” – Quatro Cinco Um

[CRÍTICA] “A invasão do povo do espírito” – Quatro Cinco Um

[CRÍTICA] “A morte de Jesus” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “A morte de Jesus” – Folha de S.Paulo

[CURSO] Hello, cowboys

[CURSO] Hello, cowboys

[ANÁLISE] Cormac McCarthy era gênio absoluto em tornar as palavras em paisagens – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Cormac McCarthy era gênio absoluto em tornar as palavras em paisagens – Folha de S.Paulo

[TRADUÇÃO] “Virginia Woolf & Vita Sackville-West: Cartas de amor” – Morro Branco

[TRADUÇÃO] “Virginia Woolf & Vita Sackville-West: Cartas de amor” – Morro Branco

[PODCAST] Literatura profética? — Rádio Companhia

[PODCAST] Literatura profética? — Rádio Companhia

[TRADUÇÃO] “Um livro dos dias” – Companhia das Letras

[TRADUÇÃO] “Um livro dos dias” – Companhia das Letras

[CRÍTICA] “O passageiro” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “O passageiro” – Folha de S.Paulo

[LISTA] Melhores livros de 2022 – Folha de S.Paulo

[LISTA] Melhores livros de 2022 – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Ao paraíso” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Ao paraíso” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Noite no paraíso” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Noite no paraíso” – Folha de S.Paulo

[CURSO] Relações voláteis: romance e ensaio

[CURSO] Relações voláteis: romance e ensaio

[CRÍTICA] “As convidadas” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “As convidadas” – Folha de S.Paulo

[TRADUÇÃO] “Manifesto” – Companhia das Letras

[TRADUÇÃO] “Manifesto” – Companhia das Letras

[CRÍTICA] “Os abismos” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Os abismos” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Receitas de inverno da comunidade” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Receitas de inverno da comunidade” – Folha de S.Paulo

[JÚRI TÉCNICO] Literatura – CCXP Awards

[JÚRI TÉCNICO] Literatura – CCXP Awards

[CRÍTICA] “O verão selvagem dos teus olhos” – Quatro Cinco Um

[CRÍTICA] “O verão selvagem dos teus olhos” – Quatro Cinco Um

[TRADUÇÃO] “Gelo” – Fósforo

[TRADUÇÃO] “Gelo” – Fósforo

[TRADUÇÃO] “O palácio de papel” – Intrínseca

[TRADUÇÃO] “O palácio de papel” – Intrínseca

[CRÍTICA] “Autobiografia do vermelho” – O Globo

[CRÍTICA] “Autobiografia do vermelho” – O Globo

[CRÍTICA] “Contos morais” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Contos morais” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Agora veja então” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Agora veja então” – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Joan Didion se banhou em ambivalências e escancarou fraquezas – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Joan Didion se banhou em ambivalências e escancarou fraquezas – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Lar em chamas” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Lar em chamas” – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Prêmio Nobel celebra literatura pós-colonial de Abdulrazak Gurnah – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Prêmio Nobel celebra literatura pós-colonial de Abdulrazak Gurnah – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Os cavalos de Patti” – Quatro Cinco Um

[CRÍTICA] “Os cavalos de Patti” – Quatro Cinco Um

[PODCAST] A trilogia de Rachel Cusk — Quarta Capa Todavia

[PODCAST] A trilogia de Rachel Cusk — Quarta Capa Todavia

[CRÍTICA] “A porta” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “A porta” – Folha de S.Paulo

[TEXTO] Uniformes azuis – Cândido

[TEXTO] Uniformes azuis – Cândido

[CRÍTICA] “Correntes” – O Globo

[CRÍTICA] “Correntes” – O Globo

[CURSO] Deslocamentos: temática e técnica de Olga Tokarczuk

[CURSO] Deslocamentos: temática e técnica de Olga Tokarczuk

[CRÍTICA] “Rinha de galos” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Rinha de galos” – Folha de S.Paulo

[PODCAST] “Sobre os ossos dos mortos”, de Olga Tokarczuk — Nas Entrelinhas, IFSC

[PODCAST] “Sobre os ossos dos mortos”, de Olga Tokarczuk — Nas Entrelinhas, IFSC

[PODCAST] Conversa com Bernardo Carvalho — Rádio Companhia

[PODCAST] Conversa com Bernardo Carvalho — Rádio Companhia

[TEXTO] Reféns da terra – Blog da Companhia das Letras

[TEXTO] Reféns da terra – Blog da Companhia das Letras

[CRÍTICA] “Mérito” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Mérito” – Folha de S.Paulo

[TRADUÇÃO] “O álbum branco” – HarperCollins

[TRADUÇÃO] “O álbum branco” – HarperCollins

[CRÍTICA] “Klara e o Sol” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Klara e o Sol” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Blonde” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Blonde” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Um dia chegarei a Sagres” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Um dia chegarei a Sagres” – Folha de S.Paulo

[TEXTO] A experiência de traduzir (e ler) Bernardine Evaristo – Blog da Companhia das Letras

[TEXTO] A experiência de traduzir (e ler) Bernardine Evaristo – Blog da Companhia das Letras

[CRÍTICA] “A alma perdida” – Quatro Cinco Um

[CRÍTICA] “A alma perdida” – Quatro Cinco Um

[CRÍTICA] “Troubled Blood” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Troubled Blood” – Folha de S.Paulo

[TRADUÇÃO] “Garota, mulher, outras” – Companhia das Letras

[TRADUÇÃO] “Garota, mulher, outras” – Companhia das Letras

[CRÍTICA] “A fonte da autoestima” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “A fonte da autoestima” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] Extensas zonas de sombra – Quatro cinco um

[CRÍTICA] Extensas zonas de sombra – Quatro cinco um

[CRÍTICA] “Apátridas” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Apátridas” – Folha de S.Paulo

[REPORTAGEM] Agora é que são elas – Cândido

[REPORTAGEM] Agora é que são elas – Cândido

[CRÍTICA] Ensaio de Virginia Woolf tece crítica implacável ao patriarcado – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] Ensaio de Virginia Woolf tece crítica implacável ao patriarcado – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “O tempo adiado e outros poemas” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “O tempo adiado e outros poemas” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Preocupações” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Preocupações” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Sobre os ossos dos mortos” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Sobre os ossos dos mortos” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “A morte e o meteoro” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “A morte e o meteoro” – Folha de S.Paulo

[TEXTO] Olga Tokarczuk e o Nobel tardio – Quatro cinco um

[TEXTO] Olga Tokarczuk e o Nobel tardio – Quatro cinco um

[ANÁLISE] Ao terminar de ler Olga Tokarczuk, sobra a beleza do conjunto – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Ao terminar de ler Olga Tokarczuk, sobra a beleza do conjunto – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] Relações pitagóricas – Quatro cinco um

[CRÍTICA] Relações pitagóricas – Quatro cinco um

[CRÍTICA] “A noite dos olhos” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “A noite dos olhos” – Folha de S.Paulo

[TRADUÇÃO] “O ano do macaco” – Companhia das Letras

[TRADUÇÃO] “O ano do macaco” – Companhia das Letras

[CRÍTICA] “Esboço” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Esboço” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Meu ano de descanso e relaxamento” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Meu ano de descanso e relaxamento” – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Racismo descrito por Toni Morrison é tão brutal quanto a guerra – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Racismo descrito por Toni Morrison é tão brutal quanto a guerra – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Bicentenário de Herman Melville – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Bicentenário de Herman Melville – Folha de S.Paulo

[ENSAIO] Mulheres duplicadas – Serrote

[ENSAIO] Mulheres duplicadas – Serrote

[CRÍTICA] Testemunho de um fascista arrependido – Quatro cinco um

[CRÍTICA] Testemunho de um fascista arrependido – Quatro cinco um

[CRÍTICA] Até que o goró acabe – Quatro cinco um

[CRÍTICA] Até que o goró acabe – Quatro cinco um

[CRÍTICA] “Garotas mortas” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Garotas mortas” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Enfim, imperatriz” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Enfim, imperatriz” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] Diálogos na ficção – Quatro cinco um

[CRÍTICA] Diálogos na ficção – Quatro cinco um

[INDICAÇÃO] 5 livros para ler em trânsito ou em viagem de férias – Nexo Jornal

[INDICAÇÃO] 5 livros para ler em trânsito ou em viagem de férias – Nexo Jornal

[TEXTO] Nem uma vírgula a mais, nem uma vírgula a menos – Todavia

[TEXTO] Nem uma vírgula a mais, nem uma vírgula a menos – Todavia

[TEXTO] A reprodução da gritaria – Instituto Moreira Salles

[TEXTO] A reprodução da gritaria – Instituto Moreira Salles

[TEXTO] O lado selvagem de Bloom – Anuário Todavia

[TEXTO] O lado selvagem de Bloom – Anuário Todavia

[TEXTO] Medo da crítica negativa prejudica a literatura – Folha de S.Paulo

[TEXTO] Medo da crítica negativa prejudica a literatura – Folha de S.Paulo

[TEXTO] O poder da desobediência – Instituto Moreira Salles

[TEXTO] O poder da desobediência – Instituto Moreira Salles

[ANÁLISE] Philip Roth ajudou a enxergar tonalidades onde não parecia haver mais que duas cores – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Philip Roth ajudou a enxergar tonalidades onde não parecia haver mais que duas cores – Folha de S.Paulo

[TEXTO] Mulheres, sem espanto ou desdém – Instituto Moreira Salles

[TEXTO] Mulheres, sem espanto ou desdém – Instituto Moreira Salles

[CRÍTICA] “O incêndio” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “O incêndio” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Lincoln no limbo” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Lincoln no limbo” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] Justa causa – Quatro Cinco Um

[CRÍTICA] Justa causa – Quatro Cinco Um

[CRÍTICA] “Floresta escura” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Floresta escura” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Não vai acontecer aqui” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Não vai acontecer aqui” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Nem vem” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Nem vem” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “A descoberta da escrita” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “A descoberta da escrita” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] A obesidade da realidade à ficção – Quatro Cinco Um

[CRÍTICA] A obesidade da realidade à ficção – Quatro Cinco Um

[CRÍTICA] “A família Manzoni” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “A família Manzoni” – Folha de S.Paulo

[TEXTO] O valor do riso – Instituto Moreira Salles

[TEXTO] O valor do riso – Instituto Moreira Salles

[ANÁLISE] Em Kazuo Ishiguro, tudo que é pergurbação emerge devagar – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Em Kazuo Ishiguro, tudo que é pergurbação emerge devagar – Folha de S.Paulo

[TEXTO DE ORELHA] “Zero K” – Companhia das Letras

[TEXTO DE ORELHA] “Zero K” – Companhia das Letras

[CRÍTICA] “Argonautas” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Argonautas” – Folha de S.Paulo

[TEXTO] Atividade organizada – Instituto Moreira Salles

[TEXTO] Atividade organizada – Instituto Moreira Salles

[CRÍTICA] “O último grito” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “O último grito” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Dupla exposição” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Dupla exposição” – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Elvira Vigna é uma escritora incontornável – Folha de S.Paulo

[ANÁLISE] Elvira Vigna é uma escritora incontornável – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Dicionário de línguas imaginárias” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Dicionário de línguas imaginárias” – Folha de S.Paulo

[TEXTO] Contar uma boa história – Instituto Moreira Salles

[TEXTO] Contar uma boa história – Instituto Moreira Salles

[CRÍTICA] “Heroínas” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Heroínas” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Charlotte” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Charlotte” – Folha de S.Paulo

[TEXTO] Algo tão irrelevante quanto a realidade – Instituto Moreira Salles

[TEXTO] Algo tão irrelevante quanto a realidade – Instituto Moreira Salles

[CRÍTICA] “Como se estivéssemos em palimpsesto de putas” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Como se estivéssemos em palimpsesto de putas” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Uma temporada no escuro” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Uma temporada no escuro” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Entropia” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Entropia” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Foe” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Foe” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “O amor dos homens avulsos” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “O amor dos homens avulsos” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Os Fatos” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Os Fatos” – Folha de S.Paulo

Quando tudo desmorona – Instituto Moreira Salles

Quando tudo desmorona – Instituto Moreira Salles

[CRÍTICA] “Welcome to Copacabana” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Welcome to Copacabana” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” – Folha de S.Paulo

A assim chamada realidade – Instituto Moreira Salles

A assim chamada realidade – Instituto Moreira Salles

Ian McEwan: Recriando o complexo mundo moderno / Fronteiras do pensamento

Ian McEwan: Recriando o complexo mundo moderno / Fronteiras do pensamento

[CRÍTICA] “Livro dos Começos” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Livro dos Começos” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Um dia toparei comigo” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Um dia toparei comigo” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Partes íntimas” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Partes íntimas” – Folha de S.Paulo

Certa dose de fingimento – Instituto Moreira Salles

Certa dose de fingimento – Instituto Moreira Salles

[CRÍTICA] “Assim começa o mal” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “Assim começa o mal” – Folha de S.Paulo

Elogio de Sabbath – Instituto Moreira Salles

Elogio de Sabbath – Instituto Moreira Salles

[CRÍTICA] “No mar” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “No mar” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “As pequenas virtudes” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “As pequenas virtudes” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “A ilha da infância” – Folha de S.Paulo

[CRÍTICA] “A ilha da infância” – Folha de S.Paulo